quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reflexão pastoral

A Igreja que Jesus queria 
Jesus e Israel  1.    
A pregação do Batista  
Quando Jesus começou a pregar, o campo já estava preparado para ele. Pois precedeu-o a pregação de conversão de João Batista, a qual abalou as estrutura de Israel e muita gente foi impactada.  É por isso que Jesus chama João de “ o maior nascido de mulher” (Mt 11,11). Jesus estava estreitamente ligado ao movimento do Batista. Podemos destacar alguns traços no movimento do Batista:  Acontece que João Batista se dirige a Israel. Ele quer reunir e preparar o povo para o fim que está próximo. Outro fato importante de João Batista a escolha do deserto, só torna compreensível se considerarmos como pano de fundo as tradições do Êxodo de Israel. 
Pois é lá que se fala em recomeço, em conversão, ou na reunião do povo de Deus. “ por isso, eis que vou, eu mesmo, seduzi-lo, conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração” ( Os 2,16).  Isto quer dizer: na situação do deserto, os falsos amantes ficam longe de Israel. Lá o povo está sozinho com seu Deus. Lá Israel, como outrora, pode reconhecer seu Deus.  

Aplicação  
Toda Igreja precisa preparar o povo para a volta do Messias; o fato de João escolher o deserto como palco de suas mensagens é porque ele queria recomeço, conversão e reunir um novo povo para Deus.
Pr. Vanderlei Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário